page view

Brexit força Portugal a contratar pessoal

Governo vai assegurar 35 permanências consulares em 16 locais diferentes do Reino Unido visitas.

18 de janeiro de 2019 às 01:30

O reforço dos serviços do consulado, o aumento de funcionários nas alfândegas e o apoio às empresas portuguesas. São estas as linhas gerais de um pacote de medidas aprovado em Conselho de Ministros no âmbito do plano de contingência para o caso de o Reino Unido abandonar a UE sem um acordo.

O primeiro-ministro, António Costa, sublinhou que a prioridade é dar "segurança e tranquilidade aos 400 mil portugueses que residem no Reino Unido", anunciando assim a criação de "35 permanências consulares em 16 locais".

Com vista a combater a queda da entrada de britânicos em Portugal, vão ser também criados corredores específicos nos aeroportos de Faro e do Funchal, por onde entram no País 80% dos visitantes. O objetivo é, segundo António Costa, evitar "situações de bloqueio".

O plano de contingência dará ainda lugar ao reforço de 60 funcionários para as alfândegas face às "novas obrigações de controlo alfandegário".

Entretanto, foram já acionados os "mecanismos de cooperação policial e judiciária". No que toca às empresas, surgirá uma linha de crédito de 50 milhões de euros para as empresas que exportam significativamente para o Reino Unido.

Esta quinta-feira, Michel Barnier, negociador-chefe da UE para o Brexit, participou no Conselho de Estado, que discutiu o tema.

Corbyn pondera apoio a um novo referendo

O líder trabalhista, Jeremy Corbyn, deixou aberta a porta a um novo referendo ao Brexit, mas só se as propostas do seu partido forem ignoradas pelo governo conservador de Theresa May e se houver o risco claro de uma saída sem acordo.

Corbyn frisou que um referendo é apenas uma das opções para esse cenário e defendeu que a nova consulta popular não pode ser a repetição da que foi vencida em 2016 pelos defensores da saída da UE. "Terá de haver um debate sobre as opções que propomos", sublinhou

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8