Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Britânico condenado na Arábia Saudita vai ser libertado

O homem de 74 anos foi detido em agosto de 2014 com garrafas de vinho artesanal.
28 de Outubro de 2015 às 17:00
O britânico foi condenado a um ano de prisão, que já cumpriu, e a 350 chicotadas
O britânico foi condenado a um ano de prisão, que já cumpriu, e a 350 chicotadas FOTO: Tiago Sousa Dias

O britânico Karl Andree, condenado na Arábia Saudita a 350 chicotadas por posse de álcool artesanal, vai ser libertado "dentro de uma semana", anunciou esta quarta-feira o ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Philip Hammond.

"Tenho o prazer de anunciar que o britânico Karl Andree vai ser libertado dentro de uma semana e vai juntar-se à sua família", escreveu o ministro na sua conta na rede social Twitter, depois de várias reuniões, incluindo com o rei Salman, durante uma visita à Arábia Saudita.

Andree, 74 anos, foi detido em agosto de 2014 em Jeddah (oeste) com garrafas de vinho artesanal no porta-bagagens do automóvel.

A produção e consumo de álcool são proibidos na Arábia Saudita e o britânico foi condenado a um ano de prisão, que já cumpriu, e a 350 chicotadas, punição que ainda não tinha sido aplicada.

Philip Hammond disse que o caso suscitou forte preocupação no Reino Unido, mas que a "força, profundidade e amplitude" das relações do Reino Unido com a Arábia Saudita permitiram "obter resultados eficazes".

O anúncio foi seguido de uma mensagem do primeiro-ministro britânico, David Cameron, que escreveu, também no Twitter, ter sido "bom ouvir" a notícia da libertação.

Karl Andree Arábia Saudita Philip Hammond David Cameron Reino Unido detido álcool condenado chicotadas
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)