Um dos casos mais ridículos envolve o líder de governo. Este terá usado o dinheiro dos contribuintes para pagar 6577 libras (cerca de 7430 euros) ao irmão, Andrew Brown, por serviços de limpeza no seu apartamento em Londres, entre 2004 e 2006. O curioso é que Andrew é um executivo da companhia francesa de electricidade EDF, pelo que claramente não realizou esse tipo de trabalho.
Um porta-voz de Downing Street explicou que os irmãos partilhavam a mesma empregada. Andrew pagava, alegadamente, a totalidade dos serviços e era depois reembolsado por Gordon. O montante referido seria, pois, de reembolsos.
A explicação dificilmente convencerá os britânicos, que ficam ainda a saber que Brown mobilou uma casa de campo, na Escócia, à custa do Estado. Outros envolvidos no escândalo são David Miliband, que gastou milhares em jardinagem, Peter Mandelson, ministro do Comércio, que usou os subsídios para fazer melhorias numa casa oficial que depois vendeu com lucro considerável, ou ainda Jack Straw, ministro da Justiça, que apesar de ter um desconto de 50% no imposto municipal requereu a devolução da totalidade do mesmo. Straw devolveu, entretanto, o excesso.
ALGUNS IMPLICADOS
John Prescott, Ex-vice-primeiro--ministro
Entre os gastos oficiais incluiu, por duas vezes, trabalhos de canalização e um novo tampo de sanita (mais de 360 euros). Em alimentação declara anualmente mais de 5500 euros.
Hazel Blears, Sec. de Estadopara as Comunidades
Num só ano recebeu ajudas para compra de três casas. Recebeu ainda, em subsídios oficiais, mais de cinco mil euros para gastos em mobílias e para compra de dois televisores.
Andy Burnham, Sec. de Estadoda Cultura e Desporto
Fez requerimentos repetidos depois de ver rejeitado um pedido de 19 mil euros para renovação de um apartamento. Alegou mesmo que a recusa do subsídio poderia implicar o seu divórcio.
SAIBA MAIS
INÍCIO DO JORNALISMO
Brown é doutorado em História pela Universidade de Edimburgo e começou a carreira profissional como jornalista televisivo.
5 é o número de primeiros-ministros britânicos que não frequentaram Oxford ou Cambridge. Um deles é Brown.
UM LÍDER ESCOCÊS
Gordon Brown é o primeiro líderde governo proveniente de um círculo eleitoral escocês desde Alec Douglas-Home, em 1964.