Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

Bruxelas aceita adiar Brexit até 22 de maio com uma condição

May tem de conseguir que o parlamento britânico aceite o acordo negociado entre Bruxelas e o Reino Unido.
21 de Março de 2019 às 22:01
A carregar o vídeo ...
May tem de conseguir que o parlamento britânico aceite o acordo negociado entre Bruxelas e o Reino Unido.
A União Europeia decidiu aceitar adiar o Brexit até 22 de Maio desde que que Theresa May consiga fazer com que o parlamento britânico aceite o acordo negociado entre Bruxelas e o Reino Unido.

A decisão surgiu depois de uma reunião com os líderes da União Europeia e está a ser avançada pela Reuters

"O Conselho Europeu concorda com uma extensão até 22 de maio de 2019, desde que o Acordo de Saída seja aprovado pela Câmara dos Comuns na próxima semana. Se o Acordo de Saída não for aprovado pela Câmara dos Comuns na próxima semana, o Conselho Europeu concorda com uma extensão até 12 de abril de 2019 e espera que o Reino Unido indique um caminho a seguir antes desta data, para ser considerada pelo Conselho Europeu", lê-se no texto aprovado pelos líderes da UE a 27, a que a Lusa teve acesso.

Segundo fontes diplomáticas, a data solicitada pelo Governo de Theresa May, 30 de junho, não teve muito acolhimento na cimeira de chefes de Estado e de Governo da União Europeia (UE), mas os 27 estão dispostos a conceder mais tempo a Londres, para evitar uma saída desordenada em 29 de março, e sobre a mesa está neste momento uma proposta que prevê uma extensão até 11 de abril, sem condicionalidade, e uma até 22 de maio, se o Acordo de Saída for aprovado.

Deste modo, mesmo que o Acordo de Saída volte a ser reprovado pela Câmara dos Comuns, a UE a 27 permite que o Reino Unido, em vez de ter de sair em 29 de março, saia em 11 de abril, data escolhida por ser a limite para Londres comunicar se pretende realizar eleições europeias (entre 23 e 26 de maio).

Caso May consiga enfim fazer passar o Acordo no parlamento britânico, então a UE está disponível para que a consumação do 'Brexit' tenha lugar até 22 de maio, a véspera das eleições.
Reino Unido Bruxelas União Europeia Brexit Theresa May questões sociais
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)