Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Bulimia fatal aos 16

Uma adolescente de apenas 16 anos é a mais recente vítima da obsessão pela magreza extrema, que parece ter tomado conta das jovens brasileiras e que já provocou, pelo menos, cinco mortes em apenas dois meses naquele país. Thayrinne Machado Brotto morreu no último dia do ano, domingo, em São Gonçalo, na área metropolitana do Rio de Janeiro, com 46 quilos.
4 de Janeiro de 2007 às 00:00
Carla Sobrado Casale, uma das vítimas da 'ditadura' da beleza
Carla Sobrado Casale, uma das vítimas da 'ditadura' da beleza FOTO: d.r.
De acordo com familiares da adolescente, Thayrinne tinha uma obsessão doentia por ficar ainda mais magra e provocava o vómito após as refeições. Apesar de as amigas já a tratarem por ‘Magrela’, Thayrinne continuava a achar-se gorda e insistia na procura do que considerava ser o seu padrão ideal – e que acabou por levá-la à morte.
A história de Thayrinne repete a da personagem Gisele, interpretada na novela ‘Páginas da Vida’, em exibição na SIC, pela actriz Pérola Faria. Apesar de já ser bastante magra, Gisele – que no enredo tem 15 anos, quase a mesma idade de Thayrinne – provoca o vómito após ingerir alimentos, num desespero para manter o corpo esguio.
BELEZA FATAL
Os casos de morte de jovens brasileiras, que têm assustado o país, começaram a 14 de Novembro, com a morte da modelo Ana Carolina Reston Macán, de 21 anos, vítima de anorexia numa cidade do interior do estado de São Paulo.
Dias depois, numa outra cidade paulista, outra rapariga de 21 anos, Carla Sobrado Casale, morreu da mesma forma. Logo em seguida, deu-se mais uma morte, novamente no interior do maior estado brasileiro. Rosana de Oliveira, de 23 anos, morreu na cidade de Araçatuba, vítima de paragem cardíaca provocada por anorexia. Pesava 38 quilos. A quarta vítima de anorexia foi Beatriz Cristina Ferraz Lopes Bastos, morta aos 23 anos em Jaú (S. Paulo). Ao contrário das demais, Beatriz não tinha qualquer ligação com o mundo da moda. Era professora de História e parecia feliz.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)