Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

Buscas em casa do casal Sarkozy

A polícia realizou ontem buscas na residência e nos escritórios do ex- -presidente francês Nicolas Sarkozy, no âmbito das investigações ao caso L’Oréal, relacionado com o alegado financiamento ilegal da campanha para as eleições presidenciais de 2007.
4 de Julho de 2012 às 01:00
Sarkozy (na foto com a mulher, Carla Bruni) perdeu a imunidade há duas semanas
Sarkozy (na foto com a mulher, Carla Bruni) perdeu a imunidade há duas semanas FOTO: Patrick Kovarik/Epa

Acompanhado por uma dezena de polícias, o juiz Jean--Michel Gentil, que investiga o caso L’Oréal, deslocou-se na manhã de ontem à residência do casal Sarkozy, no 16º bairro de Paris, munido de um mandado de busca. Sarkozy e a mulher, Carla Bruni, não estavam em casa – estão de férias no Canadá –, o que não impediu o juiz de realizar as necessárias diligências, que se repetiram mais tarde no gabinete oficial do ex--presidente e no escritório de uma sociedade de advogados (no 17º bairro) na qual Sarkozy tem participação.

As diligências ocorrem cerca de duas semanas depois de Sarkozy ter perdido a imunidade judicial de que gozou enquanto presidente, e estão relacionadas com as acusações de que terá recebido 150 mil euros de Liliane Bettencourt, herdeira do gigante mundial de cosméticos, para financiar a campanha de 2007. A lei francesa não permite doações superiores a 7500 euros.

A imprensa adiantava ontem que Nicolas Sarkozy deverá ser ouvido pelo juiz assim que regressar a França.

SARKOZY FRANÇA JUSTIÇA BUSCAS BETTENCOURT CASO
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)