Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

BUSH E HILLARY SÃO OS ELEITOS DOS NORTE-AMERICANOS

O presidente George W. Bush e Hillary Clinton, esposa do seu antecessor Bill Clinton, são as figuras públicas que os norte-americanos mais admiram. Pelo menos é este o resultado de uma sondagem efectuada nos Estados Unidos, que revelou ainda outros dados interessantes.
28 de Dezembro de 2002 às 00:00
Cumprindo a tradição, os cidadãos inquiridos no âmbito da iniciativa, conduzida pela cadeia de televisão CNN, jornal “USA Today” e Instituto Gallup, escolheram o presidente em funções como a personalidade que mais admiram. E mais: entre os eleitos do sexo masculino, Bush registou uma invulgarmente larga vantagem sobre os seus mais directos “perseguidores”, tendo sido Bush a primeira resposta por parte de 28 por cento dos participantes. Segue-se, com 9 por cento, o antigo presidente Jimmy Carter, recentemente agraciado com o Prémio Nobel da Paz. Em seguida, surgem o secretário de Estado, Colin Powell (4 por cento), o Papa João Paulo II (3) e o ex-presidente Bill Clinton (3). Já no sector feminino, a ex--primeira dama Hillary Clinton, actual senadora do estado de Nova Iorque, encabeça a lista das mais admiradas pelos norte-americanos, com 7 por cento, um ponto percentual acima de Laura Bush, actual primeira dama. Na mesma lista figuram ainda, também com 6 pontos, nomes como Oprah Winfrey, um vulto no mundo do espectáculo e, igualmente, uma conhecida empresária; depois Barbara Bush, a mãe do actual presidente, com 3; e a antiga primeira-ministra britânica Margaret Tatcher, com idêntica percentagem. Mas há outras curiosidades a assinalar. Por exemplo, o presidente Bush, além de ter sido o mais escolhido entre os republicanos, foi igualmente o mais votado entre os inquiridos de tendência democrata. Já entre os inquiridos do sexo masculino, Hillary Clinton é a favorita, embora a maioria das mulheres tenha escolhido Oprah Winfrey.

Ao longo de mais de meio século, o Instituto Gallup tem questionado as personalidades preferidas dos norte-americanos, tendo este ano sido interrogados 1009 adultos.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)