Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

BUSH LANÇA ULTIMATO A SADDAM

O presidente dos Estados Unidos da América, George W. Bush, advertiu o líder iraquiano, Saddam Hussein, de que se aproxima a “hora zero” para uma possível guerra com o Iraque. Bush referiu que se Saddam não efectuar o desarmamento chegará a hora da verdade.
3 de Janeiro de 2003 às 15:08
No encontro com a Imprensa, Bush reiterou que o presidente iraquiano enganou o Mundo sobre o programa de armas de destruição em massa e que só ele tem nas mãos a solução pacífica para o conflito.

O governo iraquiano negou ter programas de armas biológicas, atómicas e químicas, acusando os EUA de procurarem um pretexto para invadir o Iraque e controlar o petróleo naquela área do Golfo Pérsico, sem ouvir os inspectores de desarmamento das Nações Unidas (ONU).

Bush insistiu que “Saddam é um homem que gosta de jogos”, pelo que qualificou de falsa a declaração de armas apresentada por Bagdad à ONU no mês passado.

Horas depois, vários aviões norte-americanos e britânicos bombardearam instalações de comunicações pertencente ao sistema de defesa antiaérea a sudeste da capital iraquiana.

Bush parece preparar a população do seu país para uma possível guerra contra o Iraque, o governo norte-americano ordenou o envio para o Koweit de mais 11 mil soldados de infantaria.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)