Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

BUSH RECEBIDO COM PROTESTOS NA AUSTRÁLIA

O presidente dos EUA, George W. Bush, chegou ontem a Camberra, Austrália, para cumprir a etapa final do seu périplo por seis nações asiáticas. Milhares de pessoas manifestaram-se em Sydney contra a visita, condenando a guerra e exigindo o regresso dos soldados australianos do Iraque.
23 de Outubro de 2003 às 00:00
O presidente dos EUA foi alvo de fortes críticas
O presidente dos EUA foi alvo de fortes críticas FOTO: Dean Lewins
As medidas de segurança manterão os protestos longe de Bush, mas não do descontentamento da oposição política australiana. De facto, depois de hoje manter conversações com o primeiro-ministro John Howard, seu fiel aliado, Bush discursa no Parlamento, onde aos deputados da oposição prevêem envergar faixas negras em sinal de repúdio pela guerra.
A caminho da Austrália, o presidente norte-americano fez uma paragem de três horas em Bali, Indonésia, para lembrar os atentados que o ano passado ali vitimaram 202 pessoas.
Rodeado de apertada segurança, Bush pronunciou um discurso de homenagem a apenas alguns quilómetros do local dos atentados e elogiou o combate ao terrorismo promovido pelo governo indonésio. ‘‘Sabemos que o Islão é compatível com o progresso e a liberdade”, afirmou.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)