Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

Cabo Verde escolhe hoje novo presidente

Mais de 300 mil eleitores são hoje chamados a votar nas presidenciais de Cabo Verde, num escrutínio em que ninguém arrisca prognósticos, tal o equilíbrio verificado durante a campanha eleitoral, marcada por sucessivas trocas de acusações entre os candidatos ligados ao PAICV, no poder. A grande incógnita reside em saber se algum dos três principais candidatos conseguirá distanciar-se dos restantes de modo a evitar uma quase certa segunda volta.
7 de Agosto de 2011 às 00:30
Tudo aponta para a necessidade de uma segunda volta
Tudo aponta para a necessidade de uma segunda volta FOTO: João Relvas/Lusa

Manuel Inocêncio Sousa, candidato oficial do PAICV e apoiado pelo primeiro-ministro José Maria Neves, e Aristides Lima, independente mas com o apoio de uma franja importante do PAICV e dos pequenos partidos UCID e PTS , esgrimiram argumentos, tentando chamar a si os votos do eleitorado do PAICV. Aliás, ao longo da campanha, o tom dos discursos dos principais candidatos foi endurecendo, sobretudo no que diz respeito aos dois ligados ao partido no poder. Quem poderá aproveitar esta divisão no seio do PAICV é o candidato da oposição, Jorge Carlos Fonseca, apoiado pelo MpD, mas que é visto por muitos como um ‘outsider’. Por último, Joaquim Jaime Monteiro apresenta-se como um candidato apartidário e com propósitos mais cívicos do que políticos.

A capital cabo-verdiana, Cidade da Praia, foi palco, na sexta-feira à noite, dos comícios de encerramento da campanha eleitoral, com os três principais candidatos, que se repartiram de forma aparentemente equitativa em número de apoiantes, a apelarem ao voto.

Entretanto, ontem, dia de reflexão antes da ida às urnas, o presidente cessante, Pedro Pires, apelou ao civismo e à forte participação do eleitorado, sublinhando que cada um deve votar "consciente e livremente". A confirmar-se a necessidade de realização de uma segunda volta, a mesma terá lugar no próximo dia 21.

CABO VERDE ELEIÇÕES PRESIDENTE
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)