Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

Caça ao homem em floresta

Terroristas assaltaram gasolineira e abandonaram carro. Estariam ontem à noite refugiados em zona florestal “do tamanho de Paris”.
Ricardo Ramos 9 de Janeiro de 2015 às 10:02
Centenas de polícias fizeram buscas casa a casa na região da Picardia
Centenas de polícias fizeram buscas casa a casa na região da Picardia FOTO: Reuters

Os dois terroristas que levaram a cabo o ataque contra o ‘Charlie Hebdo’ estariam ontem à noite refugiados numa floresta a nordeste de Paris, acossados por centenas de polícias apoiados por cães e helicópteros. Horas antes, assaltaram uma bomba de gasolina e abandonaram o veículo, tendo fugido a pé. Um total de 88 mil polícias e militares estão envolvidos na gigantesca operação de busca e segurança, a maior de sempre em França.

Said e Chérif Kouachi, irmãos de 34 e 32 anos, assaltaram às primeiras horas da manhã uma bomba de gasolina na estrada N2, que liga Soissons a Paris. Atuaram de rosto descoberto e foram reconhecidos pelo funcionário, que descreveu ainda o Renault Clio cinzento em que fugiram de Paris, no banco de trás do qual eram visíveis as espingardas Kalashnikov e o lança-rockets utilizados no ataque ao ‘Charlie Hebdo’, que fez 12 mortos. Fugiram com combustível e comida, mas pouco depois abandonaram a viatura nas imediações da localidade de Villers-Cotterêts.

Alertada, a polícia deslocou um importante contingente para a região da Picardia, onde foi decretado o alerta máximo de terrorismo. Centenas de agentes das unidades especiais da Gendarmeria e da Polícia Nacional, fortemente armados, passaram a pente fino várias aldeias na região, acabando por se concentrar junto à floresta de Longpont, que tem uma área maior do que Paris e onde à hora do fecho desta edição decorriam as buscas, apoiadas por cães-pisteiros e helicópteros com sistemas de visão noturna. Os jornalistas foram mantidos à distância e o ambiente era de enorme tensão e receio entre os habitantes das aldeias mais próximas. 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)