Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Caixa suspeita destruída no Coliseu de Roma

Uma caixa suspeita encontrada sob uma das arcadas do Coliseu de Roma, após um telefonema anónimo, foi destruída pela brigada de minas e armadilhas, que constatou não existir qualquer bomba no interior, anunciaram as autoridades.
7 de Agosto de 2011 às 19:28
Objecto foi deixado numa área à qual o público não tem acesso, de forma a fazer crer que se tratava de uma bomba
Objecto foi deixado numa área à qual o público não tem acesso, de forma a fazer crer que se tratava de uma bomba FOTO: d.r.

A caixa suspeita foi destruída às 18h30 (17h30 de Lisboa). As forças da ordem tinham antes procedido, por volta das 16h00 de Lisboa, à evacuação do emblemático monumento da capital italiana, onde se encontravam muitos turistas.  

Segundo o presidente da Câmara de Roma, Gianni Alemanno, que rapidamente acorreu ao local, a embalagem continha apenas essência de terebintina (utilizada para diluir tinta) e duas mechas ligadas a uma bateria de nove volts.  

O objecto foi deixado numa área à qual o público não tem acesso, de forma a fazer crer que se tratava de uma bomba.  

"É uma brincadeira de mau gosto ou obra de um louco", comentou o autarca, referindo-se ao "falso alarme".  

Para a polícia, o engenho não podia incendiar-se e muito menos explodir, sendo, por isso, inofensivo.  

Bombeiros, polícias e elementos da brigada de minas e armadilhas enviados para o local encontraram uma espécie de caixa cilíndrica em metal, forrada de fita adesiva e da qual saía uma espécie de mecha, que tinha sido deixada sob uma arcada do célebre anfiteatro situado ao lado do Arco de Constantino. 

Por volta das 18h00 de Lisboa, só a Protecção Civil continuava no local, para terminar a inspecção do monumento.  

O Coliseu, cuja construção se iniciou entre os anos 70 e 72, sob as  ordens do imperador Vespasiano, e terminou em 80, sendo inaugurado por Tito, é o maior anfiteatro alguma vez erigido pelo Império Romano: 188 metros por 156, com uma altura de 48,5 metros.  

Com capacidade para acolher entre 50 mil e 75 mil espectadores, era palco das lutas de gladiadores e outros espectáculos públicos. Foi utilizado durante quase 500 anos.  

coliseu roma itália bomba ameaça
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)