Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

Caixão de João Paulo II colocado junto ao túmulo de S. Pedro

O caixão de João Paulo II foi hoje retirado do seu túmulo e colocado junto ao túmulo de São Pedro, onde vai ficar até à manhã do próximo domingo, dia da sua beatificação.
29 de Abril de 2011 às 11:20
Papa João Paulo II
Papa João Paulo II FOTO: Jorge Paula

De acordo com os esclarecimentos prestados pelo padre Federico Lombardi, os trabalhos "começaram esta manhã, por parte do pessoal da fábrica de São Pedro", com a retirada da lápide de mármore, conservada intacta, a qual seguirá para Cracóvia, na Polónia, para ser colocada numa nova igreja, dedicada ao futuro beato.

O caixão de Karol Wojtyla permanecerá no piso inferior da basílica de São Pedro até ao final do rito de beatificação, sendo depois colocada à "veneração dos fiéis" em frente ao altar principal deste espaço.

A trasladação definitiva para a capela de São Sebastião, onde o túmulo do beato João Paulo II (1920-2005) irá ficar, tenha lugar no final da tarde da próxima segunda-feira, de forma privada, com a basílica fechada.

Na breve cerimónia desta manhã participaram, entre outros, o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, e o secretário particular de João Paulo II, cardeal Stanislaw Dziwisz.

A missa da beatificação decorre na praça de São Pedro, a partir das 10h00 (menos uma hora em Lisboa), podendo os fiéis entrar, livremente, a partir das 05h00.

João Paulo II beatificação trasladação Karol Wojtyla basílica de São Pedro
Ver comentários