Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

Camada de Ozono está a recuperar

A camada de ozono que protege o planeta Terra dos raios ultravioletas do sol está a normalizar devido às medidas adoptadas para reduzir a emissão de fluorcarbonos que estava a destruí-la, anunciou esta quinta-feira a Agência Espacial Norte-americana (NASA).
31 de Agosto de 2006 às 16:41
Esta foi a conclusão de um estudo divulgado pela NASA e pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), no qual se analisaram 25 anos de dados recolhidos em diferentes alturas da estratosfera, camada de atmosfera situada a uma altura entre 10 e 50 quilómetros da superfície da Terra.
De acordo com Eun-Su Yank, do Instituto Tecnológico da Geórgia, se o ritmo de recuperação da camada de ozono continuar como tem vindo a ser observado, esta pode voltar aos níveis de 1980 em meados deste século.
O co-autor do estudo, Mike Newchurch, classificou o grau de recuperação da camada de ozono como “surpreendente”, acrescentando que está além do esperado. No entanto, Newchurch sublinha a necessidade de continuar com as observações para se poder compreender o processo de normalização que a camada de ozono atravessa.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)