Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

Congresso dos EUA vota a favor de segundo 'impeachment' a Donald Trump

Trump torna-se o primeiro presidente dos EUA a ser alvo de processo de destituição pela segunda vez.
Correio da Manhã 13 de Janeiro de 2021 às 19:56
Donald Trump
Donald Trump FOTO: Reuters
A Câmara dos Representantes, constituída por uma maioria democrata, aprovou esta quarta-feira o processo de destituição de Donald Trump do cargo de presidente dos EUA.

Apesar da obtenção de uma maioria na Câmara de Representantes para iniciar o julgamento político de Trump, é necessária a aprovação de uma maioria de 2/3 no Senado, ainda controlado pelos republicanos, para conseguir a sua remoção do Presidente cessante.

O artigo para o novo processo de 'impeachment' de Donald Trump foi apresentado na Câmara de Representantes, na segunda-feira, acusando o líder republicano de "incitação a insurreição" por ter induzido os seus apoiantes a assaltar o Capitólio, na passada quarta-feira. Os democratas e vários republicanos defenderam que Trump incitou à violência através das suas redes sociais.

Trump torna-se assim no primeiro presidente dos EUA a ser alvo de 'impeachment' pela segunda vez.

Na última quarta-feira, o Capitólio acabou por ser invadido enquanto decorria a sessão conjunta do Senado e da Câmara dos Representantes para a certificação dos resultados eleitorais, que declararam a vitória oficial de Joe Biden nas presidenciais norte-americanas. Seis pessoas morreram, outras ficaram feridas e foram já detidas vários participantes do ataque.
Ver comentários