Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

Camelos podem ser fonte do vírus MERS

Defende investigação.
13 de Junho de 2015 às 13:23
A forma como o vírus se transmite aos seres humanos ainda é desconhecida
A forma como o vírus se transmite aos seres humanos ainda é desconhecida FOTO: EPA

Os camelos com idade inferior a quatro anos podem ser a principal fonte do vírus da Síndrome Respiratória do Médio Oriente (MERS), indica uma investigação publicada na revista 'Emerging Infectious Diseases'.


Uma equipa internacional de cientistas procurou indícios de infeção com MERS em mais de 800 dromedários, e descobriu que mais de 90 por cento dos animais foram infetados por volta dos dois anos de idade e que a eliminação do vírus é mais comum em camelos jovens do que em adultos, concluindo que os camelos juvenis representam maior ameaça de infeção para os seres humanos.


O estudo defende que "a simples mudança na forma de criação dos animais, como o atraso da altura em que as crias são retiradas às suas mães, é suscetível de reduzir a possibilidade de infeção humana". 


A forma como o vírus se transmite aos seres humanos ainda é desconhecida, mas os especialistas consideram que a propagação não é feita por via aérea, admitindo que o contágio possa resultar de contato direto com fluidos corporais de camelos infetados.


A infeção pode também ocorrer através do consumo de leite de camelo não pasteurizado.


A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou na sexta-feira que vai convocar, na próxima semana, a comissão de emergências para abordar a situação da Síndrome Respiratória do Médio Oriente.

Emerging Infectious Diseases MERS camelos
Ver comentários
}