Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Candidato de Lula lidera resultados

Ricardo Berzoini, o candidato à presidência do Partido dos Trabalhadores (PT) apoiado pelo presidente brasileiro, Lula da Silva, é o candidato mais votado, embora por uma pequena margem, nas eleições de domingo, segundo resultados parciais ontem divulgados.
11 de Outubro de 2005 às 00:00
De acordo com os primeiros resultados da segunda volta das eleições destinadas eleger o presidente do partido, Ricardo Berzoini contava com 50,8% dos votos, contra 49,8% conseguidos por Raul Pont, candidato que tem o apoio das facções radicais do partido.
Ricardo Berzoini tinha ontem 71 172 votos e Raul Pont 68 969, segundo fontes partidárias. A projecção da comissão eleitoral do PT indica que cerca de 210 000 filiados no partido participaram nas eleições realizadas no domingo, o significa uma participação de 27,6 por cento do total de filiados.
“Pelos números obtidos até agora, não é possível prever quem será eleito presidente do PT”, refere o partido em comunicado.
Ontem foram apurados 144.884 votos de 1618 municípios em 23 estados brasileiros, com excepção apenas do Amapá, Pará, Rondônia e Paraíba. Os resultados finais só deverão ser divulgados na próxima quinta-feira.
Ex-ministro do Trabalho do actual governo, Berzoini representa o chamado ‘Campo Maioritário’, um grupo moderado que controla o PT desde a sua fundação, há 25 anos. Na primeira volta das eleições, que decorreu a 18 de Setembro, Berzoini obteve 42 por cento dos votos e Raul Pont, um crítico da política económica do presidente Lula da Silva, 14,7 por cento.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)