Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

Cantora checa morre após contrair Covid-19 de propósito para obter certificado de vacinação

Hanka Horká, vocalista da banda Asonance, contraiu a doença do marido e do filho.
Correio da Manhã 19 de Janeiro de 2022 às 09:55
Hana Horka, vocalista do grupo Asonance
Hana Horka, vocalista do grupo Asonance FOTO: Direitos Reservados
Uma cantora checa de música folk morreu este domingo, aos 57 anos, após ter contraído Covid-19 propositadamente.

Hanka Horká, vocalista da banda Asonance, pretendia obter o passaporte sanitário da Covid-19 sem a vacinação.

Em declarações à rádio pública checa, o filho Jan Rek revelou que a mãe ficou infetada depois de se ter exposto ao vírus de forma voluntária, visto que o marido e o filho - vacinados - ficaram infetados ainda antes do Natal. "Preferiu contrair a doença do que vacinar-se", admitiu Jan.

Dias antes de morrer, Horka vangloriou-se de ter sobrevivido à doença e poder frequentar espaços onde era necessário apresentar o comprovativo de vacinação.

Na República Checa o certificado de vacinação ou de recuperação é obrigatório para aceder a eventos culturais e deportivos, assim como para viajar e entrar em bares e restaurantes.

Jan Rek acredita que foi um movimento anti-vacinas que fez com que a mãe não se quisesse vacinar. "Sei exatamente quem a influenciou. Deixa-me triste que acreditasse mais em estanhos do que na própria família", lamentou.



Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Covid-19 Jan Rek questões sociais saúde medicina preventiva certificado de vacinação
Ver comentários