Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Cardeal pede para Vaticano acolher gays

Cardeal brasileiro pede, no Vaticano, que a Igreja seja mais tolerante perante a homossexualidade.
Domingos Grilo Serrinha e correspondente no Brasil 10 de Outubro de 2014 às 13:45
A 4 de outubro, um grupo do movimento LGBT fez uma ação de protesto "contra a homofobia" à entrada de uma igreja no Rio de Janeiro
A 4 de outubro, um grupo do movimento LGBT fez uma ação de protesto 'contra a homofobia' à entrada de uma igreja no Rio de Janeiro FOTO: Ricardo Moraes/Reuters

O cardeal brasileiro D. Raimundo Damasceno, Arcebispo de Aparecida e do Santuário Nacional do Brasil, pediu uma maior abertura da Igreja Católica para com os homossexuais, inclusive aos casais que vivem uma união homoafetiva.

Damasceno fez essa exortação durante o Sínodo Extraordinário dos Bispos sobre a família que decorre no Vaticano desde segunda-feira e se irá prolongar até dia 19.

O arcebispo pediu aos bispos de todo o mundo que façam com que a Igreja Católica mostre maior recetividade para amparar e acolher o que ele classificou como "situações familiares difíceis", termo com que são designadas, entre outras, as famílias formadas por pessoas do mesmo sexo. O D. Raimundo Damasceno sugeriu ainda que a Igreja deveria mostrar "proximidade" para com os casais formados por pessoas do mesmo sexo, colocando na prática a tão propalada noção de que é uma casa onde há espaço para todos.

"Longe de nos encerrarmos num olhar legalista, desejamos aprofundar-nos nestas situações difíceis, para acolhermos todos aqueles que nos apelam e fazermos com que a Igreja seja a casa paterna onde há espaço para todos aqueles que têm uma vida complicada", defendeu o arcebispo.

Para reforçar a sua proposta, o cardeal brasileiro evocou palavras do Papa Francisco, que já mais de uma vez defendeu uma maior abertura da Igreja Católica aos homossexuais. D. Raimundo lembrou, entre outras, a frase do Papa Francisco: "a Igreja deve aprender a arte do acompanhamento, para dar ao nosso caminho o ritmo saudável da proximidade, com um olhar respeitoso e cheio de compaixão".

homossexualidade gays D. Raimundo Damasceno Igreja Católica Vaticano Igreja
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)