Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

CARNIFICINA NO IRAQUE

Pelo menos 111 mortos e dezenas de feridos é o balanço provisório de um dos dias mais violentos desde o início do conflito no Iraque. Só na cidade de Baquba, a norte de Bagdad, morreram 68 pessoas num atentado suicida, o mais grave desde a transferência de poderes, há um mês.
29 de Julho de 2004 às 00:00
Segundo testemunhas, o atentado de Baquba foi levado a cabo por um terrorista suicida ao volante de uma carrinha carregada de explosivos. O ataque teve por alvo, como habitualmente, um centro de recrutamento para o novo Exército iraquiano, mas mesmo ao lado estava situado um mercado, cheio de gente à hora do atentado, a meio da manhã. A explosão, devastadora, destruiu vários edifícios e veículos e matou instantaneamente dezenas de pessoas, incluindo os 21 passageiros de um autocarro que se encontrava ao lado do carro-bomba no momento da explosão.
O balanço provisório avançado pelas autoridades aponta para 68 mortos e mais de cinco dezenas de feridos, mas é provável que venha a subir nos próximos dias, dada a gravidade do estado de muitos dos feridos. Noutro incidente sangrento, no sul do Iraque, sete polícias iraquianos e 35 rebeldes perderam a vida numa batalha entre forças da coligação e da resistência, em As Suwayra. Ao trágico balanço do dia juntam-se ainda mais três morte, a de um civil iraquiano, na explosão de uma bomba em Bagdad, e a de dois soldados da coligação mortos no oeste do Iraque.
Também ontem, desconhecidos sequestraram os três filhos do governador da província de Anbar, no oeste do Iraque.
ÚLTIMOS DESENVOLVIMENTOS
BÚLGARO
O grupo terrorista Tawhid e Jihad colocou na Internet uma fotografia da cabeça decapitada do refém búlgaro Georgi Lazov, raptado no início deste mês com um compatriota.
TOTURAS
Antigos prisioneiros iraquianos das tropas britânicas denunciaram em tribunal a forma brutal e humilhante como foram tratados pelos soldados, que se ‘divertiam’ a torturá-los.
ASSASSÍNIO
Um oficial norte-americano acusado de assassinar um civil iraquiano durante uma perseguição começou ontem a ser ouvido por um tribunal militar americano na Alemanha.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)