page view

Casa Branca afirma que petroleiro apreendido no sábado pertence a "frota fantasma" da Venezuela

Afirmação surge depois de ter sido noticiado que o navio de carga apreendido não faz parte da lista de sancionados pelos EUA.

21 de dezembro de 2025 às 17:16

A Casa Branca garantiu este domingo que o petroleiro intercetado no sábado ao largo da costa da Venezuela é um navio com bandeira falsa, fazendo parte da "frota fantasma" usada por Caracas para contornar as sanções e transportar petróleo.

A afirmação surge depois de o jornal The New York Times e de outros meios de comunicação noticiarem que o navio de carga apreendido, chamado Centuries e com bandeira panamenha, não faz parte da lista de sancionados pelos Estados Unidso da América e que, em vez disso, pertence a uma petrolífera com sede na China que transporta petróleo venezuelano para refinarias do gigante asiático.

"O petroleiro transportava petróleo da PDVSA, empresa sujeita a sanções. Tratava-se de um navio com bandeira falsa, que operava como parte da frota fantasma venezuelana, destinada a traficar petróleo roubado e a financiar o regime narcoterrorista de Maduro", escreveu na rede social X a porta-voz da Casa Branca, Anna Kelly, em resposta às notícias.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8