page view

Casa Branca suspende detenções de ilegais à força

Governo ordenou ao Serviço de Imigração e Alfândega para parar com as operações indiscriminadas em locais de trabalho agrícola, incluindo aquacultura e matadouros, e em restaurantes e hotéis.

15 de junho de 2025 às 01:30

Os Estados Unidos da Amerérica suspenderam as operações indiscriminadas contra imigrantes em locais de trabalho agrícola, incluindo aquacultura e matadouros, e em restaurantes e hotéis. O Serviço de Imigração e Alfândega recebeu as novas instruções após mais de uma semana de intensos protestos em Los Angeles contra a política de imigração e depois de o próprio Presidente norte-americano ter admitido que as rusgas policiais pareciam estar a afetar o setor agrícola. Em estados como a Califórnia, onde as rusgas policiais se intensificaram, a agricultura depende quase exclusivamente de mão de obra imigrante.

Apesar das novas diretrizes, o Departamento de Segurança Interna assegurou que o “departamento continuará a trabalhar para expulsar os piores criminosos estrangeiros ilegais das ruas dos Estados Unidos”.

A suspensão do programa de operações indiscriminadas contra imigrantes em determinadas áreas indicam que a campanha para tentar deportar ilegais em grande escala está a prejudicar indústrias e grupos eleitorais cujo apoio Donald Trump deseja manter antes das eleições intercalares de 2026.

Desde o regresso à Casa Branca, em janeiro, que Donald Trump implementou uma postura agressiva e violenta anti-imigração, exigindo a realização de três mil detenções por dia, uma ordem que parece estar na origem da intensificação das rusgas policiais e que já levou a centenas de manifestações um pouco por todo o país.

Trump celebra 79 anos com desfile militar

Donald Trump celebrou este sábado o 79.º aniversário, dia em que se assinalaram os 250 anos da criação do Exército americano, com um grande desfile militar de homenagem aos veteranos americanos, aos membros ativos das Forças Armadas e à história militar dos Estados Unidos.

Donald John Trump nasceu, a 14 de junho de 1946, em Nova Iorque, no seio de uma família bem-sucedida. Estudou em boas escolas privadas e formou-se na Universidade da Pensilvânia. Em 1971, aos 25 anos, assumiu o controlo da empresa do pai, The Trump Organization. Construiu empreendimentos com a sua marca em todo o Mundo. Fez breves aparições em filmes e séries de televisão.

Em junho de 2015, anunciou a sua candidatura à Presidência pelo Partido Republicano e em 2016 venceu as eleições. Em 2020 tentou a reeleição, mas perdeu para Joe Biden. Porém, no ano passado, voltou a ganhar, tornando-se o segundo Presidente dos EUA a servir dois mandatos não consecutivos, após Grover Cleveland.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8