Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

CASAMENTO QUASE REAL

Tchizé, a segunda filha do presidente angolano, José Eduardo dos Santos, casa-se hoje, em Luanda, com o engenheiro agrónomo português Hugo Pêgo, numa cerimónia digna de uma princesa.
19 de Dezembro de 2003 às 00:00
Mais de 500 pessoas estão convidadas, incluindo o primeiro-ministro português, José Manuel Durão Barroso, e a esposa, Margarida Sousa Uva, para além de várias figuras do ‘social’ português, como Cinha Jardim, o costureiro Augustus – que é padrinho da noiva e desenhou um dos vestidos que ela vai usar – e a modelo Nayma.
Tudo foi preparado no maior segredo – não existe qualquer informação oficial sobre o casamento e nas ruas de Luanda pouco se fala do grande acontecimento – mas os poucos pormenores conhecidos fazem adivinhar uma festa daquelas que ficará para sempre na memória dos muitos convidados.
Tchizé, de 25 anos, e Hugo, de 27, formalizaram ontem a sua união numa cerimónia civil, mas os principais festejos estão guardados para hoje, quando os noivos disserem o ‘sim’ na Igreja de Jesus, em Luanda, numa cerimónia agendada para as 16h30m, hora de Lisboa. Seguir-se -á um jantar de gala, com baile incluído, o qual terá lugar no Jardim da Cidade Alta, a residência oficial do presidente José Eduardo dos Santos.
As comemorações só terminam, porém, amanhã, com os convidados a assistirem à gala de eleição da Miss Angola 2004.
O destino da lua-de-mel do casal foi mantido no mais rigoroso segredo, sabendo-se apenas que, após o casamento, Tchizé e Hugo deverão ficar a viver em Lisboa, cidade onde trabalha o noivo. Esta é a solução mais fácil, uma vez que Tchizé pretende prosseguir os seus estudos em Londres – onde se conheceram –, mas não está afastada a possibilidade de o casal se mudar, num futuro próximo, para Luanda, onde Tchizé tem sido uma bem sucedida empresária na área de comunicação e espectáculos.
UM MILHÃO DE DÓLARES
Segundo algumas fontes, as despesas da comitiva lusa, exceptuando Durão Barroso e a esposa, vão ser todas pagas pelo pai da noiva, e incluem estada nos melhores hotéis e refeições nos mais caros restaurantes de Luanda. Estas fontes adiantam mesmo que Tchizé fretou um avião só para transportar os convidados portugueses até à capital angolana. Outras fontes, porém, garantem que cada convidado pagou cerca de 750 euros só para calar as más-línguas.
O banquete de logo à noite foi preparado por Pascal Meynard, ‘chef’ do Hotel Ritz de Lisboa, e os arranjos florais foram igualmente da responsabilidade de uma empresa portuguesa. Os custos de tão faustosa boda não foram divulgados, mas em Luanda fala-se em "mais de um milhão de dólares".
VIAJADA E SEMPRE COM SEGURANÇA
Tchizé Welwtcha dos Santos é a segunda dos sete filhos do presidente angolano José Eduardo dos Santos, nascida do casamento deste com Milucha Abrantes. A jovem, de 25 anos, frequentou o Colégio Nossa Senhora de Bonança, no Porto, e estudou Gestão e Marketing nos Estados Unidos.
É normalmente acompanhada por um segurança e viaja frequentemente, dividindo o seu tempo entre Luanda, Lisboa e Londres, cidade onde conheceu aquele que hoje será seu marido, Hugo Pêgo, um jovem engenheiro agrónomo português, de 27 anos, que conseguiu conquistar o coração de uma rapariga descrita pelos amigos como “namoradeira”.
Tchizé, que tem um excelente relacionamento com o pai, está também ligada à Comunicação Social e é directora da revista ‘Tropical’, cuja gala anual é um dos pontos altos do ‘social’ em Luanda e que já lhe valeu alguns dissabores: no ano passado, foi acusada pela Imprensa angolana de ter organizado a gala com fundos públicos, acusação que nunca foi provada. O seu primeiro negócio foi uma discoteca de elite, em Luanda, chamada D. Quixote.
A BODA
500 CONVIDADOS
Foram convidadas mais de 500 pessoas para a faustosa boda da filha do presidente angolano. O primeiro-ministro Durão Barroso, o costureiro Augustus e a modelo Nayma são alguns dos presentes.
BANQUETE E BAILE
O copo-d’água, seguido de baile, decorrerá na residência oficial do presidente angolano. O banquete será preparado pelo ‘chef’ Pascal Meynard, do Hotel Ritz.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)