page view

Caso Epstein: Justiça abre ficheiros secretos de pedófilo

Donald Trump pediu que testemunhos fossem tornados públicos, após pressão de apoiantes. Procuradora aceitou.

20 de julho de 2025 às 01:30

O Departamento de Justiça dos EUA vai divulgar as transcrições do júri no caso de Jeffrey Epstein, acusado de tráfico sexual,depois das orientações dadas por Donald Trump.

Uma decisão que surge na sequência das críticas feitas ao presidente norte-americano pelos seus apoiantes e seguidores do movimento MAGA ”Make America Great Again” e de várias figuras do Partido Republicano por não divulgar a lista de nomes dos clientes do pedófilo, como prometeu durante a campanha. O pedido de Trump para divulgar as transcrições do grande júri surgiu depois do The Wall Street Journal ( WSJ) ter divulgado uma carta com um desenho de uma mulher nua que o presidente terá enviado a Epstein no seu 50.º aniversário, em 2003, e que termina com a frase “Feliz aniversário. Que cada dia seja mais um segredo maravilhoso”.

Donald Trump negou ter escrito a carta, chamando-a de “falsa, maliciosa e difamatória” e processou o WSJ, incluindo os dois redatores que escreveram o artigo, a News Corp, grupo que inclui o jornal, e o seu proprietário, Rupert Murdoch. Por sua vez, o Wall Street Journal declarou que vai “defender-se vigorosamente contra qualquer ação judicial”. “Temos total confiança no rigor e exatidão das nossas informações”, afirmou, em comunicado, um porta-voz do grupo proprietário do jornal.

A publicação da carta coincide com a altura em que o escândalo Epstein voltou a fazer correr muita tinta, depois do FBI e o Departamento de Justiça terem concluído que o magnata não tinha nenhuma “lista de clientes” famosos. A investigação também concluiu que Epstein suicidou-se, na prisão em 2019, desmentindo assim a teoria da conspiração de que teria sido assassinado para proteger os seus conhecidos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8