Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Cavaco envia condolências a Obama por vítimas de ‘Sandy’

O Presidente da República, Cavaco Silva, enviou esta terça-feira uma mensagem de condolências ao seu homólogo norte-americano, Barack Obama, pelas vítimas e consequências do furação ‘Sandy’ que assolou nos últimos dias a costa leste dos Estados Unidos.
30 de Outubro de 2012 às 19:15
Cavaco enviou mensagem de condolências ao homólogo norte-americano
Cavaco enviou mensagem de condolências ao homólogo norte-americano FOTO: Tiago Petinga/Lusa

Pelo menos 27 pessoas morreram nos Estados Unidos em consequência dos ventos fortes e inundações provocadas pelo ‘Sandy’, actualmente com categoria de tempestade, segundo o balanço mais recente das autoridades norte-americanas.

Na mensagem, divulgada na página oficial da Presidência portuguesa na Internet, Cavaco Silva afirmou estar "profundamente consternado com a notícia das trágicas consequências" da passagem do furacão ‘Sandy’ na costa leste do território norte-americano, desastre natural "que resultou em dezenas de vítimas mortais e avultados prejuízos materiais".

"Em nome do povo português e no meu próprio, os sentimentos do nosso profundo pesar e a nossa muito sentida solidariedade", concluiu o chefe de Estado português.

No estado de Nova Iorque, 15 pessoas morreram, anunciou hoje na rede social Twitter o governador do estado, Andrew Cuomo. Dez dessas mortes ocorreram na cidade de Nova Iorque, indicou o presidente da câmara, Michael Bloomberg, numa conferência de imprensa hoje realizada. "Tragicamente, esperamos que este número suba", disse Bloomberg.

A tempestade ‘Sandy’ entrou entretanto no Canadá e já fez uma vítima mortal no Ontário. A tempestade provocou ainda o corte de electricidade a 150 mil habitações no Ontário e no Quebeque, fechou escolas e cancelou voos em Toronto.

cavaco silva barack obama EUA sandy furacão mortos
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)