Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

Centenas de elefantes encontrados mortos em 'massacre misterioso'

Mais de 300 animais foram encontrados sem vida no Norte do Botswana. Governo investiga causas das mortes.
Correio da Manhã 1 de Julho de 2020 às 18:34
Centenas de elefantes encontrados mortos em 'massacre misterioso'
Centenas de elefantes encontrados mortos em 'massacre misterioso' FOTO: Direitos Reservados
Mais de 350 elefantes morreram no Norte do Botswana nos últimos dois meses, naquilo que está já a ser considerado um 'massacre misterioso'.

Os primeiros casos de mortes foram reportados no início de maio em Delta do Cubango. No final de maio já se contabilizavam 169 elefantes mortos. A meio do mês de junho, as mortes praticamente duplicaram e 70% dos animais era encontrados sem vida perto de poços de água, segundo fontes locais.

O governo do Botswana não realizou ainda os testes aos animais e por isso não são conhecidas as causas da morte dos elefantes ou se há risco para a saúde humana naquela zona. Uma das possibilidades em cima da mesa é envenenamento.

Várias testemunhas revelaram ter visto os elefantes a andar em círculos, o que pode indicar um problema neurológico nos animais. 

Os elefantes que estão a morrer tanto são do sexo masculino como feminino e de todas as idades. Alguns dos que ainda estão vivos parecem fracos e magros, o que indicia a probabilidade de virem a aparecer mais animais mortos nos próximos tempos.
Norte do Botswana questões sociais morte interesse humano animais ambiente elefantes
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)