Sondagens à boca das urnas divulgadas pela TVE às 20h00 (hora local, menos uma hora em Lisboa) antecipam que o PP obtenha entre 181 e 185 deputados no parlamento de 350 lugares (onde detinha 154).
O PSOE, liderado por Alfredo Pérez Rubalcaba, pode neste domingo registar uma derrota histórica, com entre 115 e 119 mandatos (detinha 169).
As notícias das projecções - idênticas às reveladas por outros órgãos de informação, incluindo a televisão Antena 3 - ainda não foram oficialmente comentadas por dirigentes do PP.
Na sede do partido, na Calle Génova em Madrid, estão já os principais dirigentes do PP entre eles o previsível novo chefe do Governo, Mariano Rajoy, que chegou ao local, perante muitos aplausos, uma hora antes das urnas encerrarem.
No exterior, no entanto, o ambiente já é claramente de festa com grande parte dos presentes a ondular bandeiras azuis e brancas distribuídas por militantes do partido.
Um ambiente que contrasta com o silêncio e tranquilidade que se vive, a algumas ruas de distância, na Calle Ferraz, onde está instalada a sede do PSOE.
Os primeiros resultados oficiais serão divulgados às 21h00 (hora local, menos uma hora em Lisboa), altura em que, devido à diferença horária - menos uma hora - encerram as urnas nas Canárias.