Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

CENTENAS DE TALIBANS ASFIXIADOS

Cerca de um milhar de prisioneiros taliban terão morrido asfixiados no interior de contentores fechados no Norte do Afeganistão em Novembro do ano passado, revelou a revista “Newsweek”, que atribui as mortes a um “acto deliberado” dos comandantes locais da Aliança do Norte.
20 de Agosto de 2002 às 14:12
CENTENAS DE TALIBANS ASFIXIADOS
CENTENAS DE TALIBANS ASFIXIADOS
De acordo com a edição desta semana da revista, os prisioneiros, capturados durante a ofensiva da Aliança do Norte no Norte do Afeganistão, foram fechados em contentores para serem transportados de camião para a prisão de Sheberghan, na província de Jowzjan. Sem água nem aberturas para fazer circular o ar, os contentores rapidamente se transformaram em gigantescos caixões.

Segundo testemunhas locais e alguns motoristas que participaram no transporte, perto de um milhar de prisioneiros terão morrido sufocados durante a viagem, que durou pouco mais de um dia. Os corpos foram enterrados em valas comuns junto à localidade de Dasht-e Leili, que foram agora encontradas.

A Aliança do Norte, que tentou inicialmente abafar o assunto, admite agora que “algumas dezenas” de prisioneiros terão morrido durante a viagem, mas garante que as vítimas foram somente feridos que não aguentaram a dureza da viagem.

Estas afirmações são, no entanto, desmentidas pelas testemunhas, que afirmam que houve uma intenção deliberada dos comandantes da Aliança do Norte em matar os prisioneiros por asfixia, como o atestam o facto de muitos terem viajado de mãos e pés atados ou de os guardas terem espancado quem tentava abrir buracos nos contentores para permitir a passagem do ar.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)