Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

Centenas de voos cancelados na Europa

O mau tempo que se abateu sobre diversas zonas da Europa obrigou ao cancelamento de centenas de voo em vários países. A queda de neve está também a provocar o caos nas estradas europeias.
24 de Janeiro de 2007 às 16:09
Esta quarta-feira, o aeroporto internacional de Praga cancelou cerca de 100 voos em consequência do forte nevão que cai sobre a região, disse a porta-voz do aeroporto Eva Krejci.
Na Alemanha, os responsáveis do aeroporto de Estugarda anunciaram que a neve impediu a descolagem de vários voos, na noite de terça-feira, deixando em terra cerca de mil passageiros. Esta manhã foram cancelados mais 70 voos.
Na cidade de Munique o tráfego aéreo foi também condicionado devido ao mento. A porta-voz do aeroporto local, Eriça Gingerich, confirmou o cancelamento, durante a manhã de hoje, de 25 descolagens e aterragens, enquanto 35 outros voos sofreram atrasos.
As baixas temperaturas, a neve e o gelo que se têm feito sentir nos últimos dias afectaram também os aeroportos de Dresden e Leipzig, no leste da Alemanha, provocando significativos atrasos nas chegadas e partidas.
Na região sul da Alemanha, a queda de neve provocou o bloqueio de várias auto-estradas e há registo da ocorrência de três mortes e dezenas de feridos devido a acidentes de viação.
Na Suíça, mais de 30 voos de e para o Euro-Aeroporto de Basileia foram hoje cancelados.
A circulação nas estradas de França está também a ser fortemente condicionada pela queda de neve e gelo. Durante a noite passada milhares de automobilistas tiveram de recorrer a centros de acolhimento de urgência, depois de se verificarem vários cortes nas principais estradas e auto-estradas da região centro leste do país.
Em Auvergne (centro) e Limousin (centro oeste) um total de 80.000 casas estão sem electricidade e, na última zona, várias vias estão proibidas a pesados.
A neve também causou dificuldades nas estradas da Alsácia (leste), bem como nos aeroportos. Cerca de 15 centímetros de neve caíram durante a noite em Estrasburgo, capital da região.
O aeroporto de Pamplona (Navarra) foi igualmente encerrado hoje devido ao temporal que atinge praticamente todo o norte de Espanha e que levou ainda ao corte de algumas estradas.
O mau tempo dos últimos dias provocou já três acidentes de viação mortais em Espanha.
No sul da Áustria, 300 camiões estão bloqueados desde terça-feira, havendo também o registo de cortes de electricidade em 12.000 casas na região.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)