Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

CENTENAS HOMENAGEIAM EX-DIRIGENTE DA ETA

Centenas de pessoas homenagearam, este domingo, em San Sebastian, no país Basco, o ex-dirigente do grupo separatista ETA, Eugenio Etxebeste, conhecido pelo apelido de Antxon, apesar da proibição do departamento basco do Interior, que impedio a celebração de um acto político previsto para o mesmo dia.
8 de Fevereiro de 2004 às 17:14
A acção de boas-vindas ao ex-dirigente etarra, convocada pelo movimento pró-amnistia do bairro de Gros, devia celebrar-se num pavilhão desportivo, mas a Câmara de San Sebastian proibiu o acesso ao edifício, por considerar que a homenagem ofendia as vítimas do terrorismo.
Perante o impedimento, imposto por um cordão de forças policiais, membros do partido ilegalizado Batasuna deslocaram-se para uma das ruas de um bairro próximo, para ai prosseguirem a homenagem. Ali, a Ertzaintza, a polícia basca, comunicou aos presentes que é proibido celebrar actos políticos, mas permitiu a realização de um piquenique no jardim do bairro.
Centenas de pessoas estiveram presentes na homenagem, onde o histórico dirigente do Batasuna, Periko Solabarria, entregou um bastão tradicional da região a Abtxon. Os presentes gritaram palavras de ordem em favor da ETA e da luta pela indepdendência.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)