Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

Centésimo soldado britânico morto no Iraque

Mais um soldado britânico morreu ontem no Iraque, ascendendo a 100 o número de soldados do Reino Unido que perderam a vida naquele país desde a invasão, em 2003.
1 de Fevereiro de 2006 às 00:00
 Soldados britânicos no Iraque
Soldados britânicos no Iraque FOTO: Reuters
O soldado, da Sétima Brigada Blindada britânica, sucumbiu aos ferimentos que sofreu numa explosão ocorrida em Umm Qasr, na província de Bassorá, a qual ainda feriu outros três militares, um dos quais com gravidade. Esta foi a segunda baixa britânica no espaço de uma semana, já que na segunda-feira um outro soldado do Reino Unido morreu num ataque na província de Maysan.
Refira-se que dos 100 militares britânicos que perderam a vida no Iraque (homens e mulheres), 77 morreram em combate e outros 23 de doença, ferimentos não ocorridos em combate, mas em acidentes ou por causa desconhecida.
A violência no Iraque ceifa diariamente dezenas de vidas. Ontem, homens armados irromperam pela casa do imã Qasem al Hamdani, em Baquba, e mataram a mulher e os seus dois filhos. Em Bagdad, a polícia encontrou onze cadáveres com sinais de tortura numa viatura abandonada.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)