page view

Cerca de 13 milhões de crianças vivem em situação de pobreza em Moçambique

Pobreza rural é quase três vezes maior do que a pobreza urbana, adianta representante da agência das Nações Unidas em Moçambique.

26 de maio de 2025 às 13:44

Cerca de 13 milhões de crianças moçambicanas, das mais de 16 milhões, vivem em situação de pobreza, indica-se num relatório do Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) lançado esta segunda-feira, que aponta também para "desigualdades profundas".

"Apesar dos progressos em algumas áreas, a pobreza infantil em Moçambique continua a afetar um número inaceitavelmente elevado de meninas e meninos. Cerca de 77% das crianças vivem em situação de pobreza, seja monetária, multidimensional ou ambas", disse Yannick Brand, representante adjunto da agência das Nações Unidas em Moçambique, durante o lançamento, em Maputo, do relatório sobre pobreza infantil em Moçambique.

O responsável apontou para a existência de "desigualdades profundas" em Moçambique, entre territoriais e estruturais, o que leva a que algumas crianças continuem a viver em condições "significativamente mais desfavoráveis", com a pobreza rural aproximadamente "três vezes maior que a pobreza urbana".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8