Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

CESSAR-FOGO TREMIDO NO MÉDIO ORIENTE

O cessar-fogo entre israelitas e palestinianos oferece esperança política aos planos de paz mas parece comprometido no terreno. Esta quinta-feira, soldados israelitas bloquearam a principal auto-estrada no território autónomo palestiniano da Faixa de Gaza, devido a um ataque com morteiros contra um colonato, e mataram um elemento das Brigadas Mártires de al-Aqsa.
3 de Julho de 2003 às 19:12
CESSAR-FOGO TREMIDO NO MÉDIO ORIENTE
CESSAR-FOGO TREMIDO NO MÉDIO ORIENTE
A auto-estrada de Gaza, reaberta na passada segunda-feira, voltou a ter blocos de cimento sobre o pavimento, colocados temporariamente por soldados de Israel, em represália a um ataque com morteiros contra o colonato israelita de Kfar Darom. Horas antes, soldados israelitas mataram a tiro um activista palestiniano na Cisjordânia, durante uma operação de detenção.
O Roteiro da Paz, desenhado para concretizar o objectivo de uma convivência pacífica entre israelitas e palestinianos, foi reavivado com a recente declaração de cessar-fogo por parte das principais organizações palestinianas e com a retirada militar israelita da Faixa de Gaza e de Belém, na Cisjordânia. O presidente norte-americano, George W. Bush, elogiou os progressos e Espanha e Itália ofereceram-se para receber uma cimeira de paz, mas facto é que o ódio no terreno continua bem vivo e a alimentar o círculo de terror e sangue.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)