Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Chávez apela ao acelerar da transição rumo ao socialismo

O Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, instou os seus apoiantes a "acelerar" a transição do seu regime rumo ao socialismo, recomendando que não se subestime o candidato da oposição, Henrique Capriles Radonsky, nas presidenciais de 7 de Outubro.
27 de Maio de 2012 às 10:48
O Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, convidou os venezuelanos "a acelerar com paixão a transição rumo ao socialismo"
O Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, convidou os venezuelanos 'a acelerar com paixão a transição rumo ao socialismo' FOTO: Reuters

"Convido todos a acelerar com paixão a transição rumo ao socialismo. Para isso há que estudar, debater, ver a teoria e a prática", disse no sábado o líder venezuelano durante um contacto telefónico com o canal estatal Venezuelana de Televisão, numa emissão sobre projectos de desenvolvimento no âmbito da 'Grande Missão Agro-venezuelana'.

"Estamos a enfrentar o império, a burguesia e os seus aliados internacionais, que têm muito poder. Não subestimemos o adversário, vamos ganhar por 'knockout' mas há que trabalhar muito como estamos a fazer", defendeu.

"Nada de triunfalismos, nada disso", frisou, ao vincar que as terras que durante o seu governo foram recuperadas pelo Estado "são propriedade de toda a nação. Isso é socialismo que está a nascer aqui, é um bem social".

"Esses tractores, essa tecnologia, essa terra recuperada, esse complexo industrial como o que inauguramos ou o que estamos fazendo com o apoio do Brasil, são apenas as bases da Venezuela, uma (futura) potência industrial e agrícola", rematou.

Hugo Chávez transição socialismo oposição Henrique Capriles Radonsky presidenciais
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)