Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

China: 27 mortos em acidentes em minas na última semana

A morte de 12 mineiros num complexo do nordeste do país depois de ficarem sob escombros uma semana eleva para 27 o número de vítimas mortais depois de quatro acidentes ocorridos em províncias chinesas diferentes na última semana.
16 de Abril de 2012 às 08:30

De acordo com um despacho da agência Xinhua, as equipas de resgate recuperaram hoje os corpos dos 12 mineiros que tinham ficado presos numa mina há uma semana depois do complexo de carvão na província de Jilin ter inundado.

No momento do acidente estavam 70 trabalhadores na mina privada, 58 dos quais conseguiram escapar.

Com os dados de hoje, elevam-se a 27 o número de mortos em acidentes nas minas chinesas em quatro casos na última semana, além de que outros dez mineiros continuam presos numa outra mina do país.

Numa outra inundação também numa mina de carvão, 10 pessoas morreram na província central de Shanxi e as autoridades mantêm sob custódia 21 pessoas, entre elas o gestor do complexo dado que a mina operava sem licença.

No sábado, cinco mineiros tinham perecido também numa inundação em Henan, nordeste, enquanto seis outros colegas continuam desaparecidos na mesma mina.

Por último, quatro mineiros estavam ainda presos numa mina de gesso em Jiangsu, este da China, enquanto seis trabalhadores foram resgatados no mesmo local.

Todos os anos mais de 3000 pessoas morrem nas minas chinesas devido, essencialmente, ao incumprimento de regras de segurança ou à sobre-exploração dos complexos, principalmente nas minas de carvão, a principal fonte de energia do país.

china minas mineiros acidentes
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)