Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

China: Condenado à morte por ter conduzido alcoolizado

Um tribunal do sudoeste da China condenou quinta-feira um homem à morte por ter morto quatro pessoas num acidente de automóvel, enquanto conduzia alcoolizado.
24 de Julho de 2009 às 15:14
China: Condenado à morte por ter conduzido alcoolizado
China: Condenado à morte por ter conduzido alcoolizado FOTO: d.r.

Sun Weiming, com 30 anos de idade, foi considerado culpado de colocar em perigo a segurança pública e foi condenado à pena de morte.

O acidente aconteceu em Dezembro em Chengdu, capital da província de Sichuan. Sun estava alcoolizado, circulava em excesso de velocidade e sem carta de condução, tendo chocado com outras quatro viaturas, provocando a morte de quatro pessoas e ferindo gravemente outra.

Esta é a primeira vez na China que uma pessoa é condenada à morte por colocar em perigo a segurança pública conduzindo sob o efeito de álcool.

Sun ainda apelou ao juiz que lhe desse uma oportunidade para começar uma nova vida. “Na altura do acidente estava confuso e desatento por causa da bebida e  não cruzei a linha dupla (para a via contrária) intencionalmente”, explicou Sun Weiming.

O juiz, cujo nome não foi revelado, considerou que a decisão de Sun em conduzir sem carta mostrou o seu desprezo pelos regulamentos de condução e que o facto de ter fugido da área do acidente foi intencional.

Sun Weiming apresentava “grandes quantidades” de álcool depois de voltar de um almoço de aniversário de um familiar no dia do acidente, apresentando um nível de alcoolemia de 0,13 quando o limite legal na China é de 0,08.

Ver comentários