Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

CHINA: POLÍCIA RECUPERA 28 BEBÉS FEMININOS

A Polícia chinesa recuperou 28 bebés do sexo feminino, escondidos numa mala num autocarro de longa distância, no Sul da China, e que provavelmente se destinavam a ser vendidos, segundo anunciou ontem o jornal ‘Notícias da Manhã’, de Pequim.
23 de Março de 2003 às 00:03
Vendem-se bebés na China
Vendem-se bebés na China FOTO: Direitos Reservados
A descoberta aconteceu segunda-feira, na cidade de Binyang, na região de Guangxi, confirmou um agente policial sem revelar mais pormenores.
As autoridades chinesas têm afirmado que um número indeterminado de crianças é raptado anualmente para venda a famílias sem filhos. As rapariguinhas mais velhas são por vezes vendidas como noivas em zonas rurais onde há poucas mulheres.

Os bebés agora recuperados tinham todos menos de três meses e um deles morreu pouco depois, escreve o ‘Notícias da Manhã’ que adianta que as crianças podem ter sido drogadas para evitar que chorassem e fossem descobertas.

A Polícia ainda não sabe de onde são originários os bebés nem qual o seu destino. Mais, até ao momento, nenhum familiar reclamou as crianças.
Na China rural, as famílias valorizam tradicionalmente os rapazes, porque perpetuam o nome da família, trabalham no campo e cuidam dos pais.

Contra esta situação, o governo chinês proibiu os abortos selectivos, em função do sexo do bebé, que nas zonas rurais causaram uma descida do nascimento de meninas nos últimos 25 anos, segundo uma nota oficial, ontem divulgada. A partir de agora, depois de ser determinado o sexo do feto, só poderá ser praticado o aborto por razões médicas, e apenas os hospitais e clínicas autorizadas pelo governo central poderão fazer ecografias para saber se se trata de um menino ou de uma menina.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)