Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

China testou com êxito veículo hipersónico

Veículo não tem motor.
16 de Janeiro de 2014 às 08:38

A China testou, com êxito, na semana passada o seu primeiro veículo hipersónico, revelou esta quinta-feira o Departamento de Defesa dos EUA.

De acordo com a informação revelada, trata-se de um veículo hipersónico sem motor (HGV, na sigla inglesa), conhecido como WU-14, que foi visto durante um teste de voo no espaço aéreo chinês a 9 de janeiro.

"Estamos a par do teste, mas não vamos fazer comentários", disse o porta-voz do Pentágono Jeff Pool ao diário Washington Free Beacon, que revelou a notícia.

O mesmo porta-voz disse também que os EUA pedem "maior transparência" chinesa nos investimentos no setor da Defesa bem como os objetivos pretendidos para evitar erros de cálculo.

A China é agora o segundo país, além dos EUA, a realizar testes de voo de veículos hipersónicos, uma tecnologia que permite alcançar objetivos a uma velocidade recorde em qualquer parte do Mundo.

Os EUA, a China e a Rússia competem para desenvolver veículos que possam voar a grandes velocidades, uma tecnologia que a Índia também quer acompanhar.

Pentágono China teste veículo hipersónico motor Departamento de Defesa dos EUA
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)