Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

China compra 80% de banco brasileiro

Aquisição foi anunciada em Brasília.
21 de Maio de 2015 às 11:51
"A aquisição estreitará a cooperação económica e financeira entre o Brasil e a China"
'A aquisição estreitará a cooperação económica e financeira entre o Brasil e a China' FOTO: Kim Kyung-Hoon/Reuters

Um grande banco estatal chinês, o Bank of Communications, comprou uma participação de 80 por cento no capital do banco brasileiro BBM por 525 milhões de reais (156 milhões de euros), anunciou esta quinta-feira a agência noticiosa oficial chinesa.


A aquisição, ainda sujeita a aprovação por parte dos reguladores dos dois países, foi anunciada em Brasília durante a visita ao Brasil do primeiro-ministro chines, Li Keqiang.


É a primeira operação internacional do género realizada pelo Bank of Communications e "o primeiro passo dos planos de expansão do banco na América Latina", disse o presidente da instituição, Niu Ximing, citado pela Xinhua.


"A aquisição estreitará a cooperação económica e financeira entre o Brasil e a China e impulsionará o investimento e o comércio bilaterais", acrescentou Niu Ximing.


Com sede em Xangai, o Bank of Communications é um dos cinco grandes bancos comerciais tutelados pelo governo chinês, juntamente com o Industrial and Commercial Bank of China (ICBC), China Construction Bank, Agricultural Bank of China e Bank of China.


O banco brasileiro BBM faz parte do mais antigo grupo financeiro privado do país, fundado em 1858.

Bank of Communications China
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)