page view

Chineses despem-se solidários com dissidente

Setenta chineses publicaram fotos suas sem roupa no site de fãs de Ai Weiwei, perseguido pelas autoridades chinesas, que consideram as suas fotografias com modelos nus material pornográfico.

21 de novembro de 2011 às 22:56

Nesta imagem, que levou a polícia chinesa a interrogar um assistente de Ai Weiwei, o dissidente tem ao seu lado quatro mulheres nuas.

O artista de 54 anos, que ajudou a conceber o Estádio Nacional de Pequim, que serviu de sede aos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008, foi detido em Abril deste ano por evasão fiscal e terá sido submetido a tortura psicológica durante os cerca de dois meses em que esteve sob custódia das autoridades.

Além de a cela estar sempre iluminada, o artista, autor de críticas recorrentes ao regime de Pequim, foi constantemente vigiado por dois guardas prisionais.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8