Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

CHOQUE DE COMBOIOS EM ESPANHA

Pelo menos 21 pessoas morreram e 40 outras ficaram feridas, na sequência de um violento choque frontal entre um comboio de passageiros e outro de mercadorias ocorrido ontem à noite junto à estação de Chinchilla, na região de Albacete, no sudeste da Espanha.
4 de Junho de 2003 às 08:58
O comboio de passageiros, um Talgo que ligava Madrid a Cartagena, transportava 87 pessoas na altura do choque, ocorrido numa via única. Os bombeiros não descartam a possibilidade de o número de mortos poder aumentar, atendendo à extrema dificuldade de identificar muitos restos mortais.
Segundo o ministro do Fomento espanhol, Francisco Álvarez Cascos, o acidente ficou a dever-se a erro humano, causado pelo chefe de circulação da estação, que deu luz verde ao comboio de passageiros para avançar quando circulava na mesma via, em sentido contrário, a composição de mercadorias.
Uma passageira do Talgo relatou que o comboio de mercadorias subiu literalmente para cima da composição em que ela viajava, após o que três carruagens de passageiros começaram a arder. Muitas das vítimas ficaram completamente arbonizadas.
Ver comentários