Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

Chumbaram todos os candidatos à Universidade da Libéria

Nenhum dos 25 mil candidatos ao ensino superior passou nos testes de admissão.
27 de Agosto de 2013 às 16:34
Libéria, universidade, candidatos, chumbo, exame, acesso
Libéria, universidade, candidatos, chumbo, exame, acesso FOTO: Chris Ryan

Cerca de 25 mil estudantes propuseram-se a realizar o exame de admissão à Universidade da Libéria (na África ocidental), mas nenhum conseguiu passar. Em setembro, quando começar o ano letivo, não haverá caloiros neste estabelecimento.

A Universidade da Libéria, uma das duas existentes no país, obriga os candidatos ao ensino superior a realizar um exame. Consoante o resultado obtido, o aluno poderá, ou não, ingressar na instituição. Este ano, 25 mil candidatos cumpriram o dever de testar os seus conhecimentos, mas nenhum alcançou o resultado mínimo para se tornar aluno desta universidade.

Um representante oficial da Universidade da Libéria disse à ‘BBC’ que as razões do chumbo global foram: a falta de domínio do inglês (língua oficial da Libéria) e de entusiasmo.

A ministra da Educação, Etmonia David-Tarpeh, comentou que achava muito difícil de acreditar que ninguém conseguisse passar no exame, embora reconheça a fragilidade do sistema de educação no país e a instabilidade provocada pela recente guerra civil (há 10 anos). David-Tarpeh irá encontrar-se com os reitores da universidade para discutir os maus resultados obtidos.

Independentemente do que a ministra possa dizer, a universidade divulgou que pretende manter a sua decisão, em parte para chamar à atenção do Governo para o sistema de educação.

Libéria universidade candidatos chumbo exame acesso
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)