Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Chuva mata três e desaloja 65 mil

A chuva torrencial que cai desde quinta-feira já provocou a morte de pelo menos três pessoas e desalojou ao menos outras 65 mil no estado brasileiro de Santa Catarina, no sul do país. Segundo o último boletim da Protecção Civil, divulgado na noite desta sexta-feira, 819 mil pessoas já foram afectadas pelo mau tempo em Santa Catarina nas últimas 48 horas, repetindo tragédias climáticas que ocorrem a cada ano sem que nada mude e sem dar tempo a que se reconstruam as cidades afectadas pelo temporal anterior.
10 de Setembro de 2011 às 01:41
chuvas, brasil, santa catarina, cheias
chuvas, brasil, santa catarina, cheias FOTO: d.r.

Na noite desta sexta-feira, 32 cidades de Santa Catarina já tinham decretado estado de emergência, e duas delas, Rio do Sul e Brusque, tinham decretado estado de calamidade, tamanha a destruição nas suas respectivas áreas. Entre as cidades em estado de emergência estão a elegante capital do estado, Florianópolis, e cidades como Ilhota, Caçador, Canelinha, Ituporanga, Lindóia do Sul, Monte Castelo, Navegantes, Pouso Redondo e Porto União.

Outras 79 cidades de Santa Catarina, um dos estados mais evoluídos do Brasil mas onde as principais cidades ficam em vales profundos banhados pelo mar ou cortados por grandes rios, decretaram situação de desastre. Duas das cidades mais importantes do estado, Blumenau e Lajes, estão práticamente isoladas por quedas de encostas.

Em todo o estado, muitas estradas foram cortadas por queda de barreiras ou pela subida das águas dos rios. Quase 100 mil pessoas estavam na noite desta sexta-feira sem energia e outros milhares também não tinham água potável.

Socorros já foram enviados pelo governo estadual para todo o território de Santa Catarina, mas há uma grande dificuldade de acesso, pois as principais estradas estão interrompidas e a chuva torrencial e o vento forte não permitem o voo de helicópteros. Há três anos, 137 pessoas morreram em Santa Catarina, vitimadas por um outro forte temporal.

chuvas brasil santa catarina cheias
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)