Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

CIA teve bin Laden na mira

Um avião-espião ‘Predator’ da CIA teve o líder da al-Qaeda, Osama bin Laden, na ‘mira’ em finais de 1999, dois anos antes do 11 de Setembro, mas devido a “complicações burocráticas” o aparelho não transportava qualquer míssil.
6 de Setembro de 2005 às 00:00
Um avião ‘Predator’ podia ter matado bin Laden em 1999
Um avião ‘Predator’ podia ter matado bin Laden em 1999 FOTO: dod-pm
Quem o afirma é a cadeia de TV al--Jazeera, que para assinalar o quarto aniversário do 11 de Setembro realizou um documentário sobre as “oportunidades perdidas” dos EUA para eliminar o líder da al-Qaeda.
Segundo o jornal ‘Sunday Times’, que já viu o documentário, a al-Jazeera conseguiu obter as imagens recolhidas pelo avião-espião da CIA em finais de 1999, as quais mostram bin Laden rodeado por colaboradores num campo de treinos da al-Qaeda no Afeganistão.
Segundo a al-Jazeera, o avião tinha capacidade para transportar um míssil, mas “ninguém na direcção da CIA” quis assumir a decisão de armar o avião.
O documentário aponta ainda três outras ocasiões em que a CIA podia ter matado bin Laden, incluindo durante uma caçada, no Afeganistão, mas a operação foi cancelada porque da comitiva faziam parte “alguns príncipes de um país árabe amigo”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)