Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Cimeira Yushchenko-Bush na sede da NATO

O novo presidente ucraniano Viktor Yushchenko vai deslocar-se à sede da NATO, em Bruxelas, no próximo dia 22 de Fevereiro, para uma cimeira com o seu homólogo norte-americano, George W. Bush, e com os restantes líderes da Aliança, anunciaram esta quarta-feira fontes da organização.
2 de Fevereiro de 2005 às 13:55
Viktor Yushchenko
Viktor Yushchenko FOTO: d.r.
De acordo com estas mesmas fontes, a Ucrânia pediu uma cimeira entre a NATO e a Comissão Ucraniana durante a primeira visita de Bush à Europa desde a tomada de posse, em Janeiro último, para o seu segundo mandato na Casa Branca.
Recorde-se que a NATO cancelou um encontro ministerial com a Ucrânia, em Dezembro passado, atendendo aos problemas registados durante as eleições presidenciais ucranianas, que obrigaram a repetir a segunda volta, depois de o candidato pró-russo Viktor Yanukovich ter chegado a ser dado como vencedor.
Na repetição da segunda volta das eleições, entre acusações de fraudes e ilegalidades de ambos os lados, acabou por ser declarado vencedor o candidato pró-ocidental e líder da oposição Viktor Yushchenko, que defende uma aproximação do país ao Ocidente.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)