Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

CLINTON OPERADO

O ex-presidente norte-americano Bill Clinton foi ontem internado de urgência num hospital de Nova Iorque, onde foi submetido de imediato a exames médicos, depois de ter sentido fortes dores no peito. Os testes concluíram que Clinton necessitava de uma intervenção cirúrgica ao coração. A operação estava marcada para ontem à noite ou durante o dia de hoje.
4 de Setembro de 2004 às 00:00
De acordo com as estações norte-americanas de televisão ABC e CBS, o antigo presidente norte-americano, de 58 anos, foi examinado no Hospital Presbiteriano de Nova Iorque, tendo os médicos optado pela realização de uma intervenção cirúrgica destinada à implantação de um ‘bypass’ quádruplo.
Segundo fonte do Partido Democrático, que falou na condição de anonimato, Clinton foi levado de urgência para o hospital com “fortes dores no peito”, havendo ainda informações segundo as quais Clinton apresentava um estado de fadiga generalizada, acompanhado de tonturas.
Ao que parece, Clinton padece de um bloqueamento parcial de uma artéria e lesões internas. Um estado cardíaco considerado preocupante. De facto, segundo declarações à CNN de um amigo muito próximo de Clinton, o seu estado de saúde é grave. A fonte, que recusou identificar-se, sublinhou que o ex-presidente o tinha contactado para lhe comunicar pessoalmente o que os médicos lhe tinham dito e aconselhado, incluindo a referida cirurgia para a implementação do quádruplo ‘bypass’.
O súbito internamento de Clinton surpreendeu mesmo os seus mais próximos amigos e colaboradores. não havendo conhecimento da existência de problemas cardíacos na sua história clínica.
Refira-se, no entanto, que um relatório médico, datado de Janeiro de 2001, indicava um nível de colesterol superior ao normal e pressão sanguínea elevada. Saliente-se que, durante a sua presidência, Clinton era conhecido pela sua tendência para a ‘fast food’ (comida rápida), sendo um grande apreciador de hamburgueres “gigantes”, carregados de calorias.
No entanto, desde que deixou a presidência, Clinton perdeu peso, tendo afirmado a Oprah Winfrey, a famosíssima apresentadora de ‘talk shows’, que tinha feito dieta.
A cirurgia da implementação de ‘bypass’ consiste em construir uma “ponte” numa artéria obstruída, tendo em vista restaurar o fluxo sanguíneo. O procedimento clínico habitual é extrair uma parte da veia subcutânea, da perna, e implantá-la na artéria obstruída.
O ex-presidente está actualmente a viver em Nova Iorque com a sua mulher, a senadora Hillary Clinton.
MEMÓRIAS EM PORTUGAL NO DIA 24
A edição portuguesa das memórias de Bill Clinton chega ao mercado no próximo dia 24, com chancela da Temas e Debates. De título ‘A Minha Vida’, o livro terá mil páginas, um pouco mais que a edição original. O livro de Clinton, no qual são revelados factos marcantes da sua presidência, concretamente o ‘affair’ com Monica Lewinski que quase lhe valeu a destituição, é já considerado o maior sucesso de vendas da história para uma obra não ficcionada. A edição original (nos EUA), lançada em Junho, foi de um milhão e meio de exemplares, tendo sido vendidos 400 mil exemplares só no primeiro dia. Embora em menor escala, o êxito do livro tem sido uma constante também nos países da Europa, onde já conheceu edição, concretamente Inglaterra, Irlanda, Alemanha e França. Depois de Portugal, as memórias de Bill Clinton vão ser também lançadas em Espanha, Rússia e Hungria.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)