Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

Coligação lança megaoperação no Afeganistão

Pelo menos dois soldados estrangeiros das forças da coligação liderada pelos EUA perderam a vida na sequência dos mais recentes confrontos registados no Afeganistão, naquela que é já considerada a principal ofensiva lançada contra os rebeldes Taliban desde que foram depostos do poder em Cabul, em 2001.
14 de Junho de 2006 às 10:05
Coligação lança megaoperação no Afeganistão
Coligação lança megaoperação no Afeganistão FOTO: d.r.
Fontes oficiais das forças da coligação precisaram que um soldado norte-americano foi morto na província de Helmand, no sul do país, tendo-se registado mais uma baixa na província de Kunar, na região Oriental do Afeganistão, sendo que a nacionalidades deste militar não foi ainda divulgada.
Na megaoperação agora lançada no sul do Afeganistão, denominada “Assalto à Montanha”, estão envolvidos cerca de 11 mil militares da coligação, norte-americanos, britânicos e canadianos, e um número indeterminado de soldados afegãos. Entre as fileiras rebeldes, registaram-se pelo menos 14 mortos.
Desde o início do ano, já perderam a vida no Afeganistão cerca de 40 elementos das forças da coligação, 30 dos quais norte-americanos. No total, incluindo também civis e rebeldes, morreram mais de 900 pessoas no país em 2006, mais de 400 só no mês de Maio.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)