Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

Colisão provoca vinte e sete mortos em Angola

Os acidentes de viação são a segunda maior causa de morte em Angola, a seguir à malária.
10 de Outubro de 2014 às 17:22
O acidente ocorreu perto da cidade costeira de Porto-Aboim, em Angola
O acidente ocorreu perto da cidade costeira de Porto-Aboim, em Angola FOTO: D.R.

Vinte e sete pessoas morreram e uma criança ficou ferida esta sexta-feira em Angola, numa colisão entre uma viatura de passageiros e um veículo de carga, perto da cidade de Porto-Aboim, na província angolana do Cuanza Sul.

O sub-inspector do Serviço de Protecção e Bombeiros da região, Joaquim Faustino, explicou, em declarações à agência noticiosa Angola Press, que o acidente de viação foi "provocado pelo rebentamento de um dos pneus da viatura que fazia o serviço de táxi", que embateu com violência num camião proveniente de Luanda. 

A mesma fonte precisou que em resultado da colisão, ocorrida por volta das 8h40 da manhã desta sexta-feira (mesma hora em Portugal continental), 25 ocupantes da viatura de passageiros morreram no local, enquanto uma criança ficou ferida e já está a receber tratamento médico no hospital de Porto-Amboim. Um outro ferido foi igualmente transportado para o hospital com vida, mas acabou por não resistir aos ferimentos. Os corpos das vítimas foram transladados para uma casa mortuária da cidade de Porto-Amboim. Entretanto, dois outros feridos do acidente acabarm por morrer.

Após este acidente, o Serviço de Protecção Civil e Bombeiros fez um apelo aos automobilistas angolanos, para que tenham uma maior "prudência na condução e mais atenção com a manutenção das viaturas".

Este acidente levou o Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, a manifestar "profundo pesar e consternação". 


Em comunicado enviado à agência Lusa, o chefe de Estado angolano reiterou ainda as suas orientações às autoridades para que exerçam maior rigor e controlo na circulação das viaturas, sobretudo no que diz respeito à sua lotação e velocidade.

Angola Porto-Aboim Cuanza colisão acidente mortos
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)