Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

Combates fazem dezenas de baixas na Ucrânia

Entre as vítimas da ofensiva militar contra reduto separatista de Slaviansk há vários civis. Militantes pró-russos abateram helicóptero governamental.
6 de Maio de 2014 às 07:46
Milícias separatistas (na foto) emboscaram coluna militar mas foram rechaçadas
Milícias separatistas (na foto) emboscaram coluna militar mas foram rechaçadas FOTO: Baz Ratner/Reuters

Violentos combates entre forças governamentais ucranianas e milícias pró-russas fizeram ontem pelo menos 15 mortos nos arredores da cidade de Slaviansk, bastião separatistas no centro de uma ofensiva militar antiterrorista das autoridades de Kiev.

Os detalhes são escassos, mas fonte governamental confirmou que uma coluna militar foi emboscada por separatistas nos arredores da cidade. Apesar de possuírem armas pesadas e contarem com o apoio de dois veículos blindados, os rebeldes foram forçados a retirar. O Ministério do Interior confirmou que pelo menos 5 polícias paramilitares foram mortos nos combates e outros 30 ficaram feridos. Já os separatistas reconheceram ter sofrido cerca de dez baixas, incluindo civis, além de 20 a 25 feridos.

As força pró-russas abateram ainda um helicóptero militar junto a Slaviansk, mas os dois ocupantes foram resgatados com vida após o aparelho cair num rio. Na semana passada, recorde-se, os separatistas tinham abatido outros três helicópteros governamentais.

Entretanto, o governo de Kiev anunciou o envio para Odessa de uma "unidade especial" formada por "ativistas civis" para substituir a polícia local, cujos efetivos foram afastados após os violentos confrontos do fim de semana, que fizeram mais de 40 mortos.

combates violência Ucrânia Slaviansk mortes Kiev
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)