Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

COMBATES JUNTO À MESQUITA DO IMÃ ALI

A cidade santa xiita de Najaf, no sul do Iraque, voltou a acordar esta quarta-feira ao som das armas. Os tanques norte-americanos aproximaram-se até dezenas de metros das portas da mesquita do Imã Ali, no centro histórico da cidade, impedindo que alguém entre ou saia do templo religioso, onde estão entrincheirados os seguidores do clérigo radical xiita Moqtada Al-Sadr.
25 de Agosto de 2004 às 08:51
Os tanques norte-americanos apertam cada vez mais o cerco aos rebeldes xiitas
Os tanques norte-americanos apertam cada vez mais o cerco aos rebeldes xiitas FOTO: Reuters
As forças de segurança iraquianas apoiadas por soldados norte-americanos estão a tentar isolar os elementos do Exército de Mehdi, a milícia fiel a Al-Sadr, antes de lançarem o ataque final. Pela primeira vez, desde o início dos confrontos entre as forças norte-americanas e os seguidores do jovem líder xiita em Najaf, os soldados iraquianos participam na batalha.
Ontem, o governo interino iraquiano admitiu tomar pela força a mesquita do Imã Ali, caso os rebeldes não abandonassem o local num prazo de horas, que expirou a noite passada. “As forças iraquianas vão chegar junto das portas do templo e controlar toda a zona. Apelamos ao Exército de Mehdi para depor as armas. Se não o fizerem, vamos expulsá-los do local”, garantiu o ministro da Defesa iraquiano, Hazim Al-Shalaan.
Pouco depois do anúncio deste ultimato, cerca de uma dezena de tanques norte-americanos aproximaram-se da mesquita do Imã Ali, enquanto militares iraquianos começaram a tomar posições junto ao templo religioso. O governo interino iraquiano e responsáveis do Exército norte-americano já garantiram que o assalto final à mesquita será feito apenas por tropas iraquianas.
COMBATES EM AMARA
Não é só em Najaf que as forças norte-americanas enfrentam os rebeldes xiitas. De acordo com o ministro da Saúde iraquiano, combates travados ontem e hoje na cidade de Amara, igualmente no sul do Iraque, causaram pelo menos 12 mortos e cerca de meia centena de feridos.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)